2ª Série Do Ensino Médio

      A atividade industrial é aquela pela qual os seres humanos transformam matéria-prima em algum bem, acabado ou semiacabado. Podemos estabelecer três estágios históricos para essa atividade:
  • Indústria artesanal. Prevaleceu até meados do século XVII, mas sobrevive nos dias atuais. Sua principalcaracterística é a produção individual, ou seja, feita por uma única pessoa ____ o artesão ____ que desenvolve todas as fases de produção e comercialização do produto, sem divisão de tarefas e apenas  com o uso de ferramentas simples.
  • Indústria manufatureira. Esse tipo de indústria,que surgiu nos séculos XVII e XVIII, representou os primórdios do sistema capitalista. Suas características principais são a divisão de tarefas e o uso de ferramentas e máquinas simples. Instituiu a figura do dono dos meios de produção (patrão) e o trabalhador assalariado (empregado).
  • Indústria maquinofatureira. Iniciou-se com a Revolução Industrial e compreende o atual estágio de desenvolvimento industrial. Suas principais características são o uso intensivo de máquinas ( das mais simples às mais sofisticadas), diversas fontes de energia e a produção em larga escala. As formas de gerenciamento promovem a divisão de tarefas, a automação industrial e a especialização da produção e do trabalho.

Seguidores